3/16/2016

Monólogo “A Rainha do Rádio” chega a Itajaí pela primeira vez


Depois de quase quarenta anos na estrada com produção inclusive no cinema, o espetáculo teatral “A Rainha do Rádio” vai desembarcar no município de Itajaí. Escrito por José Saffioti Filho em 1976, o monólogo estará em cartaz no Teatro Municipal de Itajaí, em única sessão às 20h30, no sábado (18). Com direção geral do renomado Gil Guzzo – paulista radicado em Florianópolis, a obra tem no elenco a atriz e idealizadora do projeto Mariane Feil, o figurinista José Henrique Beirão, e o gaúcho Régius Brandão – convidado para as vozes.

A peça conta sobre a radialista Adelaide Fontana, que demitida após 25 anos de casa, quando comandava o “Suspiros ao meio-dia”, resolve invadir e se trancar no estúdio da Rádio Esperança para fazer um programa especial. Ambientado em 1974, tempo de ditadura militar brasileira e repressão aos meios de comunicação e às manifestações artísticas, entre sucessos musicais, ela revela aos ouvintes com humor e ironia os reais motivos de sua saída.

Veiculado à meia noite, em contraponto ao horário anterior, ao invés de poesias com baixíssimo índice de audiência – a tal justificativa para a sua saída, Adelaide fala como bem entende sobre as alegrias e mazelas da sua vida, além de desafiar os poderosos da cidade, contando os “podres” e apontando a hipocrisia que a cercava. O espetáculo fala dos limites impostos às mulheres, principalmente as que ousavam desafiar o autoritarismo da época.

Embora escrita em 1976, o autor permitiu que o texto não envelhecesse, com diversas montagens no Brasil e no exterior. A estreia foi no mesmo ano em São Paulo com atuação de Cleyde Yaconis e direção de Antonio Abujamura, e devido à censura, a parte política precisou ser cortada. Em 81, chegou às telonas com o diretor Luís Fernando Goulart e os atores Beyla Genauer e Paulo Guarnieri."Dirigir um espetáculo que tem um lugar importante na história do teatro é um grande privilégio. Porque ele foi escrito e encenado pela primeira vez num Brasil ainda dominado pelos militares e continua absolutamente atual trazendo à tona assuntos que ainda e cada vez mais precisam ser discutidos. E também porque é um texto forte que coloca toda e qualquer discussão num nível acima do senso comum", ressalta Gil Guzzo.

O espetáculo – licenciado pela SBAT – Sociedade Brasileira de Autores, é uma realização da Esfera Produções Artísticas com patrocínio do Edital Elisabete Anderle, Funcultural, Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina; apoio de mídia da Plus OK, Clube DC, Clube ND e b2b; e apoio institucional da Aktoro – Escola de Formação de Atores, Clube Recreativo Catarinense Corintians, Teatro do Desequilíbrio, Estação Web e Quality Serviços Contábeis.

Serviço:
Quando:
18 de março de 2016 (sexta-feira)
Onde: Teatro Municipal de Itajaí (Rua Gregório Chaves, 111 – Bairro Fazenda)
Horário: 20h30
Quanto: R$ 40 (inteira)/ R$20 (meia)
Duração: 1h15
Classificação Indicativa: 16 anos
Ingressos Antecipados: Bilheteria do Teatro Municipal de Itajaí ou pelo site Ingresso Nacional.com.br
Produção local: Subjétil Comunicação e Produção Cultural

__________________

Informações Adicionais
Subjétil Comunicação e Produção Cultural
(47) 9654-9105 tim
(47) 9914-7396 vivo